Em despedida, Espanha dá espetáculo e faz seis na Polônia

Portal Terra

DA REDAÇÃO - A Espanha mostrou porque é considerada uma das seleções favoritas para conquistar a Copa do Mundo que começa na sexta-feira na África do Sul. Nesta terça-feira, a equipe comandada por Vicente Del Bosque fez uma apresentação de gala em Murcia e goleou a Polônia por 6 a 0, no último amistoso antes da viagem para o continente africano, no Estádio Nuevo Condomina. Villa, Silva, Xabi Alonso, Fabregas, Fernando Torres e Pedro marcaram os gols da partida.

A notícia ruim ficou por conta da saída do meia Iniesta ainda no primeiro tempo, que sentiu dores na parte posterior do músculo da perna direita. Como estreará apenas no dia 16 contra a Suíça em Durban, a seleção campeã europeia chegará na África do Sul no dia da abertura do Mundial. A Espanha também enfrenta Chile e Honduras no Grupo H da primeira fase da competição.

O jogo

O jogo começou com grande apresentação de Iniesta que mostrou estar recuperado da contusão muscular que o tirou das últimas partidas do Barcelona na temporada. O primeiro gol demorou 12min para acontecer. Villa tocou para Iniesta na esquerda, que avançou e cruzou para a área. O novo jogador do Barcelona chegou antes do marcador e completou para o fundo das redes, abrindo o marcador em Murcia.

A Espanha não deu tempo para a Polônia respirar e ampliou a vantagem ao marcar o segundo gol no minuto seguinte. Iniesta fez ótima enfiada de bola para Xavi, que apenas ajeitou para Silva completar para o gol vazio, em lance semelhante ao tento marcado pelo outro David, o Villa.

O capitão da seleção espanhola, Iker Casillas, mostrou que não se abateu com as críticas ao fazer grande defesa em chute do meia Peszko, aos 25min. Mas o ataque dos poloneses foi a única chance criada no primeiro tempo. Aos 39min, o meia Iniesta sentiu e colocou a mão na parte posterior da coxa e pediu substituição, preocupando a torcida em Murcia. Segunda informações da TVE, o camisa 6 sentiu um incômodo na parte posterior do músculo da perna esquerda.

O show espanhol continuou no segundo tempo. Aos 4min, Villa recebeu passe no lado direito da área e finalizou na redes, pelo lado de fora. Dois minutos depois Xabi Alonso marcou o terceiro gol. Em cobrança de falta ensaiada, Xavi rolou para o volante do Real Madrid finalizar. A bola desviou em um jogador da Polônia e enganou o goleiro Kuszczak, que não conseguiu impedir mais um gol.

Dois minutos após entrar em campo na vaga de Xavi, o meia Fabregas deixou sua marca e anotou o quarto tento dos campeões europeus. Aos 12min, o camisa 10 recebeu bom passe de Xabi Alonso e chutou na saída de Kuszczak, que ainda chegou a desviar a bola, mas o insuficiente para tirá-la da rota do gol.

A torcida no Nueva Condomina que já vibrava com a exibição da seleção foi ao delírio com a entrada de Fernando Torres na vaga de David Villa. E o atacante do Liverpool mostrou que não está fora de forma, apesar de ter ficado dois meses sem jogar. Aos 30min, Pedro recebeu passe de Fabregas e cruzou para Torres que completou de primeira para as redes.

Sem dificuldades, a Espanha chegou ao sexta gol aos 37min com Pedro. Fernando Torres dividiu a bola dentro da área com o marcador e sobrou para o talismã do Barcelona tocar por cobertura de Kuszczak para anotar o sexto no amistoso e fechar a exibição de gala da equipe de Vicente Del Bosque.

Ficha técnica

Gols

Espanha: Villa aos 12min do 1º tempo, Silva aos 13min do 1º tempo, Xabi Alonso aos 6min do 2º tempo, Fabregas aos 12min do 2º tempo, Fernando Torres aos 30min do 2º tempo, e Pedro aos 37min do 2º tempo

Esquema Tático da Espanha

4-2-3-1

Casillas; Arbeloa (Sérgio Ramos), Piqué, Puyol (Marchena), Capdevilla; Busquets, Xabi Alonso; Xavi (Fabregas), Silva (Jesus Navas), Iniesta (Pedro) e Villa (Fernando Torres)

Técnico: Vicente Del Bosque

Esquema Tático da Polônia

4-3-3

Kuszczak; Wojtkowiak, Glik (Sadlok), Zewlakow, Dudka; Murawski, Kuba (Cetnarski), Peszko (Jodlowiec); Nowak (Rybus), Lewandowski (Sobiech) e Mierzejewski (Matuschyk)

Técnico: Franciszek Smuda

Árbitro

Michailis Koukoulakis (Grécia)

Local

Estádio Nueva Condomina, Murcia (Espanha)