Portal Terra
JOHANNESBURGO - O cientista britânico Andy Harland, da Universidade de Loughborough, afirmou que a bola oficial da Copa do Mundo da África do Sul, Jabulani, é a mais estável e a mais precisa já feita para a modalidade, informou nesta terça-feira o site do jornal The Times. Harland, especialista em tecnologia do esporte, conduziu os testes aerodinâmicos da bola para a Adidas, fabricante do material, e também trabalhou em seu design.
De acordo com as informações divulgadas, o cientista explicou que a Jabulani se movimenta com velocidade 5% superior às outras bolas. Em razão disso, ele afirmou que pequenas mudanças no ângulo do chute podem se desdobrar em maiores diferenças de colocação em seu destino final - o que pode se acentuar em regiões de elevada altitude.
O site também informa que, segundo Harland, ao adquirir maior experiência com o material, os jogadores podem usar em seu favor as novas características da Jabulani - que ele define como uma bola que dá respostas uniformemente. O cientista também disse que os testes em túnel de vento demonstraram que o material é menos propenso a instabilidades dinâmicas.
Segundo o The Times, Harland também fez questão de salientar que a bola oficial da Copa do Mundo não é mais leve em relação às bolas usadas em outros Mundiais. Ele também destacou que o material não foi desenvolvido para beneficiar os atacantes, em detrimento dos goleiros - que, segundo o cientista britânico, têm mais facilidade ao fazerem defesas, devido à textura da Jabulani, que permite maior aderência.