Informática, uma bela opção para o vestibular

Celso Poderoso , Jornal do Brasil

RIO - No ano passado, ACM (Associação americana de maquinaria de computadores) solicitou ao presidente dos Estados Unidos que a educação científica e matemática sejam colocadas como prioridade nacional. Além disso, solicitou que a ciência da computação fosse uma parte fundamental do sistema educacional americano. Em uma época de recuperação da economia, não seria esta uma opção firme para os estudantes que buscam uma faculdade?

A computação não beneficia somente os profissionais que irão atuar na criação de sistemas computacionais ou na infraestrutura de computação. Todas as áreas de conhecimento utilizam os computadores para cumprir suas funções e tudo indica que este uso irá crescer ainda mais daqui para frente.

Estranhamente há uma diminuição no número de estudantes interessados em ingressar em cursos de computação. Seja porque se imagina que o computador é algo que exige alto conhecimento e habilidade com a matemática ou porque simplesmente o jovem vê o computador como algo voltado somente para diversão e não para ganhar dinheiro. Isso faz com que haja um grande volume de vagas em aberto atualmente para profissionais qualificados e, devido ao crescimento do setor de informática, especialmente depois da crise, o quadro que se desenha para o futuro é desanimador: muitas vagas e poucos profissionais especializados.

Contudo este fato contribui para quem está procurando uma nova carreira, no caso dos jovens, ou uma recolocação profissional. Muitas áreas do conhecimento já estão saturadas de profissionais e, mesmo que caminhemos para o pleno emprego, poderão demorar algum tempo para voltarem ao patamar que estavam antes da crise. Optar por uma área em franco crescimento e que já conta com vagas em aberto é caminho certo para uma boa colocação no mercado de trabalho.

A formação de mão de obra especializada, com cursos mais atrativos para os aprendizes e com maior foco no mercado de trabalho, pode trazer mais pessoas para a área da computação. Tanto no Brasil quanto no mundo a tecnologia representa uma grande oportunidade para gerar empregos, pois agrega valor ao que se produz. O jovem brasileiro pode optar por seguir carreira na área da computação, como fizeram muitos estudantes da China e da Índia, ou ver, mais uma vez, uma grande oportunidade de emprego passar sem ser aproveitada.

Celso Poderoso é mestre em tecnologia, especialista em sistemas de informação e economista.