Festa no encerramento do Projeto Aulas de Reforço para Novo Enem

JB Online

RIO - A Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade (Abece), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, promoveu nesta segunda-feira (21) o encerramento do Projeto Aulas de Reforço para o Novo Enem. A iniciativa abrangeu 500 escolas da rede localizadas em 92 municípios fluminenses, além do Espaço Criança Esperança, na comunidade do Cantagalo, em Copacabana, e beneficiou cerca de 10 mil alunos com mais de mil aulas telepresenciais. O projeto teve início em 17 de agosto e terminou no último dia 4.

Na cerimônia de encerramento, o presidente da Abece, Alexandre Oliveira, destacou o envolvimento dos profissionais na parceria, inédita no estado do Rio de Janeiro, e a expectativa para o próximo ano. Uma gama de profissionais participou ativamente do projeto para levar o que havia de melhor em qualidade de ensino aos alunos da rede pública do estado. Nossa expectativa para 2010 é não apenas repetir o trabalho com o governo estadual, mas também levar para outros estados que já demonstraram interesse , afirmou.

A secretária estadual de Educação, Tereza Porto, destacou a importância do uso da tecnologia disponibilizada pela Abece no projeto: Fizemos um investimento muito grande para ampliar as aulas de reforço, utilizando a tecnologia como um instrumento para distribuir o volume de alunos atendidos. Oferecemos a esse jovem a oportunidade de se melhorar para o Enem. A tecnologia passou a ser instrumento de trabalho em nossa rede; nossas escolas ganharam laboratórios de informática com internet banda larga .

Para o juiz federal e professor William Douglas, a iniciativa foi motivo de orgulho: Já falei para mais de 850 mil pessoas sobre como estudar, mas posso assegurar que o que mais me orgulhou foi poder falar para aluno de colégio público; a ideia foi genial, inovadora. Fui aluno de colégio público e sou filho de professores de colégio público. Na iniciativa privada, os colégios fazem uma série de coisas diferentes para dar mais instrumental para os alunos, e agora estamos vendo isso acontecer também para os alunos da rede pública .

Participaram do encerramento do Projeto Aulas de Reforço para o Novo Enem, nos estúdios da Abece (Rua Moraes e Valle, 111 Centro), a diretoria e professores da Abece; e professores, superintendentes, diretores e representantes de coordenadorias da

Secretaria Estadual de Educação, além de representantes do Espaço Criança Esperança.