ASSINE
search button

Gorbatchov e uma nova Perestróica?

Compartilhar

Artem Zagorodnov, JB Online

REDAÇÃO - O presidente russo publicou de forma sucinta o seu ensaio Avante Rússia! apelando diretamente aos usuários russos da internet. Dmitri Medvedev vai atender às expectativas que os líderes mundiais depositaram nele? A Rússia está preparada para fazer as mudanças que o presidente delineou em seu recente artigo? O homem que antes enfrentou semelhantes encruzilhadas acha que elas podem ocorrer.

O artigo de Mededvev publicado no website de tendência oposicionista Gazeta.ru faz reflexões sobre a excessiva presença do governo em muitos aspectos relevantes da economia e de outras atividades sociais. Ele criticou acerbamente a economia da Rússia que ainda reflete a principal falha do sistema soviético e ignora grandemente as necessidades individuais .

Medvedev escreveu que a sociedade civil é fraca e padece da falta de iniciativa, da falta de novas ideias, deixando questões importantes por resolver, e se ressente da medíocre qualidade do debate público, o que inclui a crítica .

E o mais importante, em completo contraste com muitos da elite dirigente da Rússia, ele recorreu aos seus eleitores. Ele apelou para que todos os que compartilham com as suas convicções se envolvam& e também os que não concordam com as suas ideias, mas que sinceramente desejam mudar para melhor .

Nosso povo gosta de dizer, nas palavras do poeta Vladimir Maiakovski, 'Não podemos fazer nada. Que pensem os líderes', refletiu Mikhail Gorbatchov. A idade tem causado danos ao ex-líder. Mas a sua memória fenomenal e o envolvimento com o futuro encerram qualquer suspeita de fraqueza mental.

O artigo de Medvedev foi um genuíno apelo ao seu povo. E isto é muito importante.

Ele não foi muito concreto, mas esse era o seu objetivo. Foi o seu apelo para que nos envolvamos na solução dos problemas que ele pressente. E nisso, ele foi bem-sucedido, explicou Gorbatchov.

Ele relembrou os seus próprios anos históricos e turbulentos de poder e de transformações. Ele está profundamente consciente de que, para os russos, a Era Gorbatchov ainda faz a indagação: a que preço fazer reformas?

A queda dos preços do petróleo foi um grande golpe para a nossa economia. Perdemos dois terços de nossas divisas estrangeiras e não fomos capazes de suprir o mercado com produtos básicos. Foi quando as coisas começaram a tomar forma. Agora é informação oficial de que os Estados Unidos haviam pressionado o rei da Arábia Saudita a aumentar a produção de petróleo. Isso causou prejuízo.

As longas filas para receber alimentos contribuíram para a sua impopularidade em casa. Embora alguns no Ocidente se lembrem de quando a censura foi suspensa, mas os russos o associaram à perda do império. Quando ele tentou chegar à presidência em 1996, terminou com apenas 0,5% dos votos.

Embora esteja claro que Gorbatchov nunca poderá ser completamente entendido em casa, ele também está debruçado sobre o futuro e está surpreendentemente aliviado por causa do desapontamento.

Meus adversários usaram a situação para destruir a União e me debilitar como presidente. Eles estavam ansiosos por uma declaração de independência da Ucrânia. O que a União poderia ser sem a Ucrânia? indagou.

O homem que antes liderou as negociações para a redução de armas nucleares com o presidente Reagan e aceitou o Prêmio Nobel da Paz, recentemente aconselhou Barack Obama antes da primeira cúpula com o recém-eleito Medvedev.

Alguns anos atrás eu estava em importante universidade do Meio Oeste , relembrou. Eles me pressionavam para responder às perguntas sobre os Estados Unidos. Então, eu lhes disse: 'Vocês estão passando por um processo pelo qual todos passam'.

Na nossa época havíamos reconhecido que precisávamos da Perestróica. Hoje, vocês precisam da sua própria Perestróica. Vocês conseguem imaginar? Todos da platéia, professores, estudantes e visitantes, me aplaudiram de pé. Voltei-me para o meu intérprete e disse: 'As mudanças chegarão aos Estados Unidos'.

Mas Obama terá uma missão difícil, acrescentou em tom grave. Ele já está enfrentando problemas, mas eles ainda vão piorar. Obama é democrata, calmo, confiante e tem uma personalidade forte. Espero que tenha sucesso .

Gorbatchov desdenha da ideia de mudanças de cima para baixo na Rússia. Desejo realmente que os nossos líderes não tenham medo do seu próprio povo , explicou, batendo na mesa para enfatizar as suas palavras. Precisamos que o povo se envolva, e compartilhe as ideias com os estrategistas políticos .

Gorbatchov recentemente figurou nas manchetes por ter criticado declaração de Putin de que ele se sentaria com Medvedev e decidiriam quem seria presidente em 2012. E o povo? O povo tem de decidir quem será presidente , afirmou Gorbatchov.

Se sairmos desta crise, e não reformarmos as nossas estruturas econômicas e políticas estaremos num beco sem saída. Vamos evoluir em círculos, mas com consequências cada vez mais graves. Medvedev está certo quando diz que precisamos mudar para um novo modelo de desenvolvimento que tenha como âmago os valores humanos , continuou.

Quando perguntado se o país precisa de um novo Gorbatchov , ele riu: Não vou a lugar nenhum! Medvedev deve utilizar as instituições públicas como a nossa própria Fundação Gorbatchov ficamos sempre felizes em contribuir com ideias.

Afora à sua fundação, Gorbatchov recentemente fundou o Partido Democrático Independente da Rússia com o seu aliado bilionário Alexander Lebedev. Lebedev não tem sido nada exuberante sobre as perspectivas do partido: Teremos deixar de realizar reuniões sem sentido e coletar assinaturas em metade das províncias da Rússia& e depois nosso requerimento poderá ser rejeitado por causa de alguma palavra escrita erroneamente .

Contudo, Medvedev fala de um sistema multipartidário. Acho que Medvedev é uma pessoa muito instruída, ponderada e democrática. Mas ele deve forjar as características que um líder precisa. Ele deve aprender a sentir o pulso da vida do país, assimilar golpes e defender as suas posições , acrescentou Gorbatchov.

Ele foi menos lisonjeiro em relação ao Rússia Unida, principal partido pró-governo: Ele é uma péssima cópia do Partido Comunista da União Soviética (PCUS). Uma recente lei eleitoral introduziu mudanças no sistema político da Rússia. A maioria esmagadora dessas mudanças foi exclusivamente favorável ao Rússia Unida. Eu o desfiaria a tentar aprovar qualquer iniciativa sem o apoio desse partido. E isso não é correto .

Com esse mesmo espírito, o presidente Medvedev disse recentemente que eu não sei quanto tempo mais continuará o poder triunfante do Rússia Unida .

Ele previu que no futuro a Rússia vai vivenciar um sistema político com muitos partidos em permanente competição. A democracia é a prioridade , concluiu Gorbatchov.

A principal mensagem do presidente foi que precisamos avançar por meio do diálogo, e para isso devemos ter liberdade para que as pessoas possam sentir confiança em si mesmas. Que errem: todos cometemos erros. Mas uma vez que este diálogo está ocorrendo, é sinal de que entraremos em nova época de desenvolvimento .