GM produzirá carro pequeno em Michigan

SÃO PAULO, 26 de junho de 2009 - A General Motors (GM) decidiu fabricar seu novo carro pequeno na fábrica de Orion Township, perto de Detroit, em um movimento que salvará empregos em Michigan, mas levará ao fechamento de unidades em Wisconsin e no Tennessee.

Michigan tem sido o lugar mais atingido pela crise na indústria automotiva dos Estados Unidos e autoridades locais vêm mantendo intenso lobby para assegurar o salvamento da fábrica de Orion Township.

Como parte do processo de concordata sob supervisão do governo do presidente Barack Obama, a GM está fechando 14 fábricas nos EUA, enquanto reduz o número de marcas e de concessionárias no mercado doméstico.

Não estava claro imediatamente o pacote de incentivos fiscais que Michigan ofereceu para a GM escolher a fábrica que produzirá seu novo veículo compacto.

A GM tinha planejado fechar a fábrica de Orion Township em setembro. A unidade, que emprega cerca de 3.190 funcionários sindicalizados, atualmente produz o Chevy Malibu e o Pontiac G6.

(Redação - JBOnline)