Febraban lança serviço eletrônico para contas

SÃO PAULO, 18 de junho de 2009 - O consumidor brasileiro será o primeiro a contar com a apresentação eletrônica de boleto de cobrança por meio do DDA (Débito Direto Autorizado). A ferramenta, criada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com ABBC, ABBI e ASBACE, entrará em operação no segundo semestre e por ser o único desse tipo no mundo, tem despertado o interesse de outros países.

Por meio do DDA os clientes poderão acessar por internet, telefone e caixa eletrônico as suas contas a pagar, dispensando a entrega de boletos impressos. No início, poderão ser incluídos no sistema os boletos bancários (fichas de compensação) referentes a despesas como taxa de condomínio, mensalidade escolar e financiamento de residência. Os bancos processam anualmente em torno de 2 bilhões de boletos de cobrança.

O DDA é a apresentação eletrônica de boletos de compromissos financeiros. O sistema não é um débito automático. Porém, o cliente, a exemplo do que faz com os boletos físicos, poderá optar pelo débito automático para quitar os compromissos acessados pelo DDA ou agendar o pagamento deles.

Dentre as vantagens do novo sistema estão a maior facilidade de controle das contas a pagar e a certeza de recebimento de boletos dentro do prazo esperado. Além disso, o DDA contribui para tornar as operações bancárias mais sustentáveis, pois o boleto eletrônico pode evitar o uso anual de 1 bilhão de litros de água e a emissão de milhões de quilogramas de dióxido de carbono no processo de emissão de boletos impressos.

(Simone e Silva Bernardino - IN)