Aneel aprova revisão tarifária da Cemar

SÃO PAULO, 18 de junho de 2009 - A Equatorial Energia e a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informaram hoje que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a proposta da segunda revisão tarifária periódica da Cemar de -6,06% para o período 29 de agosto de 2009 a 28 de agosto de 2013.

De acordo com o comunicado, considerando-se ajustes financeiros já incluídos na tarifas da Cemar, associados à recuperação de diferenças tarifárias de períodos passados, a percepção média para o consumidor será de 4,99%.

"O reposicionamento é o principal resultado da revisão tarifária e decorre da aferição pela Aneel dos custos operacionais eficientes, através da metodologia Empresa de Referência, da avaliação dos investimentos prudentes, através da Base de Remuneração Regulatória, e do reconhecimento de custos não gerenciáveis, Parcela A", afirmou o documento.

Adicionalmente, a Aneel estabeleceu novos níveis regulatórios para perdas e inadimplência. No item perdas, foi definida uma trajetória de redução, iniciando-se em 24,16% e encerrando o ciclo em 16,22%. Quanto a inadimplência, o nível a ser considerado nessa revisão é de 0,9% da receita bruta de distribuição.

A empresa destaca que os valores apresentados são prévios, sendo que os valores definitivos do processo de Revisão Tarifária da Cemar apenas serão homologados pela Aneel em 28 de agosto de 2009.

(Redação - IN)