Jimmy Carter recebe Ordem do Ipiranga em São Paulo

Portal Terra

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), concedeu neste domingo a Ordem do Ipiranga, a mais elevada honraria do Estado, ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes. Estiveram presentes o prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Segundo o governo de São Paulo, a entrega da ordem é feita a "cidadãos nacionais e estrangeiros como reconhecimento de gratidão dos paulistas em virtude dos serviços de excepcional relevância prestados" ao Estado.

Em seu discurso, Serra justificou a homenagem afirmando que o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz contribuiu "para a restauração da democracia na América Latina" e "com a legitimidade das eleições em Estados sujeitos à instabilidade política".

A viagem de Carter ao Brasil deve durar mais um dia e tem como objetivo avaliar os projetos da fundação que leva seu nome e se reunir com líderes do País, segundo o Centro Carter na Bolívia.