ASSINE
search button

Josiel é a esperança do Flamengo para garantir a classificação

Compartilhar

Julio Calmon, Jornal do Brasil

RIO - Entre crises técnica e financeira, costuma-se dizer que é muito fácil ir do céu ao inferno no Flamengo, dependendo do resultado dentro de campo. O velho clichê caiu como uma luva para o atacante Josiel. Sem marcar um gol sequer no ano passado, o atacante rubro-negro já marcou 11 vezes neste ano e tem incrível média de um por jogo. É com o milagre da multiplicação de gols de Josiel que o Flamengo conta para conseguir a classificação à semifinal da Taça Rio, nesta terça-feira, às 19h30, em Campos, contra o Americano.

Se vencer, o time rubro-negro tem de torcer para que duas equipes, entre Botafogo, Bangu e Macaé, tropecem para se garantir na próxima fase com uma rodada de antecedência. Antes renegado ao banco de reservas, Josiel ressurgiu sem alarde e hoje já é o artilheiro do Campeonato Carioca ao lado Bruno Meneghel, do Resende. Com os cabelos desgrenhados e a barba cerrada, o atacante logo ganhou um apelido entre os torcedores: Jesus. Brincadeira à parte, os gols de Josiel tem salvado o time, que andava carente de um goleador. Mas ele e Cuca não gostaram da comparação.

Seria uma blasfêmia se eu aceitasse disse Josiel, que curiosamente comemora agradecendo a Jesus.

O treinador foi mais duro:

Não gosto de brincar com isso. O pessoal colocou porque ele tem o cabelo comprido e estamos perto da Semana Santa irritou-se o supersticioso Cuca.

O treinador, no entanto, tem mais motivos para sorrir. Eliminado pelo fraco Resende na semifinal da Taça Guanabara, o Flamengo tentou se refazer neste turno. No início do mês, o técnico promoveu uma série de mudanças na equipe. A entrada de Josiel no ataque foi uma delas. Everton Silva e, mais recentemente, o jovem Erick Flores foram as outras modificações que fez nesta reta final de campeonato. Para sua sorte, todas com relativo sucesso.

Reserva de Obina no início do ano, o atacante tem feito o que seu antecessor não conseguia. A excelente média de gols deixou o atacante satisfeito com o seu trabalho no Flamengo, ainda marcada pela impressão ruim de 2008.

Marcar gols não é mais que a minha obrigação, mas eu fico feliz por estar ajudando o time na parte ofensiva declarou.

Como o contrato de empréstimo de Josiel termina no meio do ano (ele pertende ao Al-wahda, clube dos Emirados Árabes), já há quem defenda a renovação do compromisso até o fim do ano algo improvável há um mês.

As coisas aqui mudam muito rapidamente. Há duas semanas estávamos vivendo dias difíceis. Daqui a três meses pode mudar tudo. Eu não sei o que vai acontecer. Prefiro me preocupar com o Americano.

A única dúvida para esta terça é o substituto do meia Zé Roberto, que sente dores na coxa direita. No seu lugar, Cuca pode escalar Jônatas ou Kleberson. Há também a possibilidade de Airton entrar como volante e Ibson atuar mais avançado.

Súmula

AMERICANO: Jefferson; Elson, Carlão, nderson e Paulo Henrique; Renan, Kim, Siller e Ernani; Eberson e Kieza. Técnico: Toninho Andrade.

FLAMENGO: Bruno; Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Kleberson (Aírton), Ibson e Leonardo Moura; Erick Flores e Josiel. Técnico: Cuca.

Local: Estádio Godofredo Cruz, em Campos.

Horário: 19h30.

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva, auxiliado por Jackson Lourenço Massara dos Santos e Luiz Felipe Scofield Guerra Costa.

Transmissão: Premiere.