Carnaval de Arraial do Cabo terá campanha de prevenção contra DST's

JB Online

RIO - A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo oferecerá para o carnaval uma grande cobertura de saúde na cidade, desde a prevenção e a captação diagnóstica até o tratamento de doentes com Aids.

Entre os dias 10 de fevereiro e 10 de abril, todas as unidades de saúde do município e o Hospital Geral estarão preparados para realizarem exames de sangue visando o diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (exames de HIV, hepatite B e C e sífilis), além de disponibilização de vacinas para as seguintes doenças: tétano, rubéola, caxumba, sarampo, hepatite, difteria e a atualização do cartão vacinal, além dos exames ginecológicos e de mama. Durante o carnaval serão distribuídos preservativos, e na semana seguinte ao carnaval, todas as unidades de saúde e o Hospital Geral estarão disponíveis para os exames descritos acima além, da coleta de lâmina e, se necessário, encaminhamento para a colposcopia. Serão ainda realizados testes rápidos de gravidez. Todas as pacientes que apresentarem sinais de Doenças sexualmente transmissíveis receberão orientação educativa e o tratamento gratuito, bem como os seus parceiros identificados.

A Secretaria de Saúde disponibilizará também, nos casos de violência sexual e possível gravidez indesejada, a distribuição centralizada do contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte) e do KIT Violência sexual com os medicamentos e vacinas.

É o maior programa de prevenção e tratamento de saúde já montado no Brasil para os dias de carnaval.

Agindo não só na tradicional distribuição preventiva de preservativos, mas também disponibilizando as pessoas um diagnóstico do seu estado de saúde antes e depois das festas de momo na cidade, além de oferecer o tratamento para todos os que apresentarem sinais e sintomas de patologias associadas a doenças sexualmente transmissíveis.

A campanha contará com o trabalho de 150 profissionais na área de saúde e pretende atender a mais de 15 mil pessoas. Após a sensibilização e treinamento dos profissionais que irão participar diretamente.

Serão oferecidos de 2ª a 6ª feira no horário de 08:00 às 17:00 horas os exames preventivos e clínicos de mamas, na Policlínica e Unidades de PSF's, com orientação educativa dos enfermeiros, além de distribuição de preservativos masculinos.

A entrega de resultados será através de acolhimento dos profissionais, com encaminhamento para tratamento e acompanhamento dos casos positivos além da busca ativa de parceiros (notificação epidemiológica, visitas domiciliares, fornecimento de medicamentos).

Haverá disponível um Posto de Vacinação no período anterior e posterior ao evento para imunização, no horário de 08:00 às 16:00 horas, a Unidade Hermes Barcelos na frente da Rodoviária e na Policlínica Municipal.

No período de carnaval, uma equipe de profissionais de saúde estará em pontos estratégicos no município, realizando a orientação, distribuição de preservativos, material educativo e sensibilização visando à captação para realização dos exames após o evento.