Diego Barreto e Elaine Chistofori , Tudo de Samba
RIO - Internet dá samba? Antes que você responda que não, vale dar uma conferida no site de relacionamentos Orkut. A trinta dias do desfile, as comunidades estão fervendo, com novos comentários de minuto a minuto e atraindo cada vez mais adeptos. Desde declaração de amor a uma escola de samba a cogitações de quem será a vencedora de 2009, os foliões debatem os mais variados temas ligados à folia.
As doze agremiações do Grupo Especial têm sua comunidade oficial. No mundo virtual, a Estação Primeira de Mangueira é a campeã no número de torcedores. No último dia 21, a comunidade da verde e rosa contava com 105.608 membros. Logo em seguida, aparece a Beija-Flor de Nilópolis com mais de 55.200 integrantes; e em terceiro vem a Portela com aproximadamente 32 mil foliões.
Ansiosos pela apresentação de sua escola de coração, os torcedores não deixam escapar um detalhe. Os tópicos abrangem principalmente trabalhos nos barracões - sempre acompanhados de fotos; desempenho nos ensaios técnicos; compra e venda de fantasias e até opiniões sobre os enredos já para para desfile de 2010.
Na comunidade da Portela, por exemplo, um tópico com mais de 200 mensagens comenta o andamento dos trabalhos da escola na Cidade do Samba. Na da Mocidade, que tem mais de 30 mil membros, o ópico "Barracão???" também possui mais de 200 postagens. Os internautas da verde e rosa já lançaram um tópico com sugestões de enredo para o Ccarnaval do ano que vem. Na página da Viradouro, um tópico de tema semelhante comenta a 'possibilidade' de o clube paulistano Corinthians ser o tema da escola de Niterói em 2010.
Carnavalescos 'bebem da fonte'
Alguns carnavalescos já descobriram que o Orkut pode ser uma nova fonte de inspiração. Cahê Rodrigues, atualmente na Grande Rio, quando dava expediente na Portela, onde esteve em 2007 e 2008, abriu um tópico perguntando como os torcedores gostariam de ver a águia, símbolo da escola. Houve uma 'chuva' de sugestões, que segundo Cahê, foram aproveitadas.
- A experiência foi muito boa. É bom ver a preocupação das pessoas em interagir com a escola, em querer ajudar. Foi bastante positivo - disse Cahê, que repete a dose da interatividade com os foliões este ano na Grande Rio, através de um link "Fale com o Carnavalesco" do site oficial da escola.