Kassab tem 68% dos votos de Alckmin

Portal Terra

SÃO PAULO - O prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), conquistou 68% dos eleitores que votaram em Geraldo Alckmin (PSDB) no primeiro turno, o que corresponde a 15% das intenções de votos na pesquisa Ibope, divulgada ontem. Segundo O Estado de S. Paulo, 17% dos que votaram no candidato tucano prometem dar seu voto a Marta no segundo turno, o que dá 4 pontos porcentuais transferidos.

Já os eleitores que escolheram outros candidatos no primeiro turno, 49% afirmam que vão optar por Kassab e 28% em Marta. Já que a soma dos outros candidatos foi de cerca de 10%, Kassab conseguiu 5% e Marta 3%. Dentre os que votaram em branco ou nulo no primeiro turno, 30% disseram que agora vão votar no prefeito democrata e 17%, na petista.

Porém, tanto o democrata, quanto a petista têm 88% das intenções de votos consolidadas no segundo turno, segundo dados da pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira. Esses eleitores afirmam que não mudarão mais sua escolha. Kassab, portanto, teria assegurado o voto de 45% de seu eleitorado e Marta, de 34%. As informações são de O Estado de S. Paulo.

Segundo os dados da pesquisa, encomendada pelo Estado e TV Globo, ainda há uma parcela importante de eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno que ainda não se decidiram no segundo turno. Dos que votaram em Geraldo Alckmin (PSDB), 15% ainda não decidiram. Destes, 8% afiraram que devem votar em branco ou nulo e 7% ainda estão indecisos. Na prática, esses eleitores somam 3,3 pontos porcentuais na disputa.

Cerca de 23% dos eleitores de Paulo Maluf (PP) e Soninha Francine (PPS) ainda não tomaram uma decisão sobre o voto. Desse total, 14% prometem votar em branco ou anular o voto. Já 8% estão indecisos e 1% não soube responder. O total representa 2 pontos porcentuais.

Já 6% dos eleitores disseram que vão votar em branco ou anular e 4% ainda não escolheram candidato. Para a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, mesmo que Marta conquiste todos os 4% de indecisos, ainda estará longe de se igualar a Kassab. O cientista político Alberto Almeida, do Instituto Análise, a única forma da petista conseguir vantagem é buscar votos na periferia. É inútil tentar reverter votos de Kassab na classe média. - Esse é um voto que o prefeito já consolidou - avaliou.

Na pesquisa, divulgada ontem, Kassab aparece com 51% das intenções e Marta com 39%.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais