TRE-RJ indefere registro de mais dois candidatos a prefeito

JB Online

RIO - Por unanimidade, o TRE-RJ indeferiu, na tarde desta terça-feira, as

candidaturas de Ailton Rosa Vivas (PPS) a prefeito de Guapimirim e Carlos Henrique Abrahim, a vice-prefeito. A decisão modifica a sentença da 149ª Zona Eleitoral

de Guapimirim, que havia aprovado as candidaturas, o que motivou os recursos impetrados pelo Ministério Público Eleitoral e pelas coligações Tá na hora de mudar" (PT e PC doB) e "Ordem, limpeza, progresso e cidadania" (PMDB, PTN, PMN, PSDC, PTB, PtdoB, PR, PP e PTC).

Ailton Rosa concorre pela coligação A vontade do povo voltou (PPS, PDT,

PRB, DEM, PSC, PRP, PHS, PSDB, PSB e PSL) e foi considerado inelegível

devido a contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara Municipal de Guapimirim.

Já Carlos Henrique não apresentou a

prestação de contas relativas às eleições municipais de 2004, o que impediu que ele obtivesse a certidão de quitação eleitoral, documento exigido pela legislação para requerer o registro de candidatura.

Na mesma sessão, os recursos dos candidatos à prefeitura de São Francisco de Itabapoana, Valter Junior Henriques Gomes (PcdoB), e o vice, Valdemiro Caldeira Filho (PcdoB), foram negados pelo Plenário do TRE-RJ. Com isso, fica mantida a sentença de indeferimento dos registros proferida na primeira

instância, por irregularidades relativas à convenção partidária. Em todos os casos, de Guapimirim e São Francisco de Itabapoana, cabem recursos ao TSE.