Raikkonen pode igualar recorde de Senna

Portal Terra

FRANCORCHAMPS, BÉLGICA - Sem vencer uma corrida desde o Grande Prêmio da Espanha, em 27 de março, o finlandês Kimi Raikkonen precisa de uma vitória no GP da Bélgica para manter suas chances de título na Fórmula 1.

Além dos 10 pontos na classificação, Raikkonen, se vencer, pode igualar o recorde de vitórias consecutivas em Spa-Francorchamps que pertence a Ayrton Senna. O brasileiro conquistou quatro vitórias seguidas no circuito de 1988 a 1991, já o finlandês venceu as últimas três edições do GP belga.

A 13 pontos do líder Lewis Hamilton, da McLaren, e a sete de seu companheiro de Ferrari, Felipe Massa, ambos com quatro vitórias em 2008, Raikkonen disse ter claro seu objetivo na Bélgica.

- Seria fantástico ganhar pela quarta vez este circuito, ainda mais tendo em conta que não venço um GP há meses. Seria um êxito que me ajudaria a voltar a lutar pelo título depois da decepção de Valência, afirmou em entrevista ao jornal espanhol As.

A Ferrari chegou a anunciar que o finlandês deveria ajudar Massa na disputa contra Hamilton pelo título, mas Raikkonen segue fazendo contas para entrar na briga.

- No ano passado conseguimos encontrar uma boa configuração para o carro na segunda metade da temporada e vencemos várias corridas. Agora temos que fazer o mesmo para melhorarmos na classificação. Não é impossível, 13 pontos de desvantagem com o líder é bastante, mas em 2007 eram 17 com apenas duas corridas para o fim da temporada, disse o atual campeão da Fórmula 1.

Mesmo confiante, o finlandês é realista.

- Nos últimos treinos, o carro tem ido muito bem, nós testamos novas soluções aerodinâmicas e o conjuntou melhorou. Mas sabemos que em Spa será muito difícil, porque nunca sabemos o quanto de gasolina largam os rivais e isto é muito importante nesta corrida. Além disso, uma única prova pode não ser suficiente para mudar a tendência da temporada.

O alemão Michael Schumacher é o maior vencedor em Spa-Francorchamps, com seis triunfos.