JB Online
RIO - Água é vida e não pode ter dono privado , afirmou o candidato à prefeitura do Rio, Chico Alencar (PSOL-PSTU), durante manifestação realizada por trabalhadores da Cedae na tarde desta segunda-feira em frente ao Ministério Público do Trabalho no Centro da cidade. Chico disse que, embora a empresa seja estadual, nada que envolva o patrimônio público pode deixar de ser de interesse do prefeito do Rio.
- Somos consumidores dos serviços prestados pela Cedae. Portanto, temos que participar dessa discussão que envolve diretamente um conceito de governo. A tendência à privataria continua em detrimento dos serviços públicos de qualidade.
Os trabalhadores da Cedae estão em greve e se reuniram no MP para participarem de audiência com o procurador do trabalho, João Hilário Valentim. Durante toda a tarde permaneceram à porta com a manifestação contra a proposta de demissões na empresa. Segundo disseram, há estudos para abertura do capital da Cedae na bolsa de valores, o que resultará em demissões, flexibilização de direitos adquiridos, aumento de tarifas e precarização dos serviços oferecidos à população.
Pela manhã Chico fez campanha no Centro de Ciências da Saúde, no Fundão, quando ressaltou a necessidade de implantação de um programa de promoção da saúde com base na prevenção. Destacou a urgência do combate aos vetores transmissores de doenças infecto-contagiosas e a integração dos sistemas escolar e de saúde, de modo a prover assistência médica aos alunos e a educação para a saúde. Disse ainda que fará uma auditoria das verbas do SUS no município, para fazer o balanço de sua aplicação.