ASSINE
search button

Queniano comprova superioridade e, aos 21, é campeão olímpico

Compartilhar

JB Online

PEQUIM - O queniano Samuel Wansiru, de 21 anos, ganhou neste domingo a medalha de ouro na Maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim, com o tempo de 2 horas, 6 minutos e 32 segundos.

A prata foi para o marroquino Jaouad Gharib, 2:07.16, e o bronze para o etíope Tsegaye Kebede, com 2:10.00.

Wansiru quebrou um recorde olímpico de 24 anos, do português Carlos Lopes, que em Los Angeles-84 correu a maratona em 2:09.21.

O brasileiro José de Sousa foi o 38º, com o tempo de 2:20.25. Marílson dos Santos e Franck Caldeira abandonaram a prova.

O queniano conquistou o ouro após se livrar do etíope Deriba Merga e do marroquino Gharib a partir do quilômetro 36, quando os três lideravam a prova.

Wansiru disputou sua primeira maratona no ano passado, em Fukuoka, a cidade japonesa onde mora há seis anos.

A maratona deste domingo começou a ser definida a partir do oitavo quilômetro, quando foi formado um grupo líder de dez atletas, que se reduziria a cinco, todos africanos, por volta dos 20 km, no qual também estavam o queniano Martin Lel e o eritreu Yonas Kifle.

O quinteto se transformou em trio quando Lel, tricampeão da Maratona de Londres e bi em Nova Nova York, e Kifle, ficaram para trás, após Merga forçar o ritmo e ser seguido apenas por Wansiru e por Gharib.

A partir do quilômetro 34, foi a vez de Wansiru apertar, sendo seguido por Merga, mas deixando Gharib um pouco para trás. O marroquino voltou a reagir e o etíope cedeu.

Finalmente, Wansiru escapou para vencer a prova com boa vantagem.

Merga chegou na quarta posição e Lel, na quinta.

Wansiru conquista a primeira medalha de ouro do Quênia na história da Maratona olímpica, após as pratas de Douglas Wakiihuru, em 1988, e de Eric Wainaina, em 1996 e 2000. A queniana Catherine Ndereba também foi prata, em 2004 e 2008.

O campeão da Maratona em Atenas-2004, o italiano Stefano Baldini, acabou hoje na 12ª posição.