ASSINE
search button

'É muito bom fazer história', diz vencedor da maratona

Compartilhar

Liana Pithan, Portal Terra

PEQUIM - Na maratona masculina, realizada neste domingo em Pequim, o queniano Samuel Kamau Wansiru conquistou uma inédita medalha de ouro para seu país na prova dos Jogos Olímpicos. O maratonista completou o percurso pela capital chinesa em 2h06min32s, quebrando um recorde olímpico que durava 24 anos.

- É muito bom fazer história, fazer história pelo Quênia e ganhar o ouro - disse Wansiru após a conquista. O Quênia, com toda sua tradição em provas de resistência no atletismo, ainda não possuía uma medalha de ouro olímpica na maratona. O país africano quase venceu nos Jogos de 1988, 1996 e 2000, quando ficou com a prata na prova.

- Fui capaz de superar porque tive força e velocidade - explicou o queniano. - Eu forcei o ritmo para cansar os outros. Tive que forçar porque meu corpo cansa muito com o calor quando vou mais devagar - disse Wansiru, que foi mais um dos competidores a citar o calor de Pequim como um dos maiores obstáculos nesta maratona olímpica.

Apesar de Wansiru ter disputado sua primeira maratona apenas no ano passado, o atleta queniano já traça objetivos ambiciosos para o futuro. - A minha próxima meta é o recorde mundial, talvez no ano que vem.