Portal Terra
PEQUIM - José Teles de Souza foi o único dos três brasileiros na prova a terminar a maratona olímpica neste domingo, nos Jogos de Pequim. Franck Caldeira desistiu antes do km 25 e Marílson dos Santos abandou a competição por volta do km 35. Souza foi até o fim, e ficou satisfeito com o sucesso de sua estratégia de corrida.
- Usei minha experiência para conseguir chegar, queria muito terminar a prova, disse o maratonista, após chegar na 38ª posição. Dos 98 atletas que iniciaram o percurso pelas ruas de Pequim, 76 terminaram a maratona, que teve o queniano Samuel Kamau Wansiru como grande vencedor, seguido pelo marroquino Jaouad Gharib e pelo etíope Tsegay Kebede.
- Minha estratégia era fazer a primeira metade entre 1h8min e 1h9min, e tentar manter o ritmo na segunda metade, afirmou Souza. E foi exatamente isso que o brasileiro fez, completando a primeira metade da prova em 71º, e ganhando 33 posições na parte final, para completar o percurso em 2h20min25s.
Apesar do resultado que considera satisfatório, Souza reclamou do forte calor que fazia durante a prova, já que sua preparação de 33 dias foi na Colômbia, que estava frio e seco.
O atleta do Brasil conseguiu a 38ª posição graças a estratégia de se poupar para o fim. No início, porém, Souza conta que até tentou se manter entre os primeiros colocados, mas logo teve de desistir da disputa pela ponta.
- Larguei junto do pelotão com um ritmo muito forte, mas no km 2 tive que soltar. Percebi que não iria agüentar.
Menos cotado dos três brasileiros na maratona olímpica, Souza conta que começou a se dedicar ao esporte depois de assistir à tradicional prova na Olimpíada de Seul, em 1988.
- Vou correr este trem aí, lembra o atleta sobre sua decisão de iniciar no atletismo.