ASSINE
search button

Presidente do TSE virá ao Rio para reunião sobre segurança

Compartilhar

JB Online

RIO - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, e o ministro da Justiça, Tarso Genro virão ao Rio participar de reunião que será feita para avaliar os primeiros resultados das ações do grupo de trabalho formado para coibir ação de milícias e traficantes nas elieções. A reunião, inicialmente marcada para 15 de agosto, foi antecipada para o dia 11, às 11h, na sede do TRE-RJ.

Os ministros ofereceram nesta quarta-feira apoio ao grupo de trabalho anunciado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Roberto Wider, para combater a ação de grupos criminosos nas eleições municipais deste ano. Os três, mais o diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, reuniram-se durante uma hora e meia na sede do TSE, em Brasília, num encontro classificado como muito produtivo pelo desembargador Wider.

Segundo Wider, os ministros comprometeram-se a alargar o trabalho iniciado terça-feira no Rio para identificar os beneficiários dessas ações criminosas e evitar a interferência das chamadas milícias e de traficantes de entorpecentes no processo político.

O desembargador Wider e o ministro Britto concordam que a ação da Justiça Eleitoral não deve ter como foco a segurança pública, sobre a qual não tem atribuição constitucional, mas sim a lisura do processo eleitoral.

Wider lembrou que as autoridades federais, a exemplo do que já está acontecendo no nível estadual, concordam que é preciso uma ação de inteligência, e não de operações espetaculares, para impedir que criminosos se imiscuam na atividade política.

Mais que declarações de apoio, o presidente do TRE-RJ recebeu em Brasília o comprometimento pessoal das autoridades federais.