Agência AFP
PEQUIM - Cada manhã reserva belas surpresas aos habitantes de Pequim, como um novo jardim de flores feito durante à noite ou um bosque de faroletes vermelhos que iluminam a rua, quando restam ainda alguns dias a abertura dos Jogos Olímpicos.
Pintar, plantar, decorar, reparar, retocar: milhares de operários se apressam para dar em cada canto um ar de festa, dando os últimos retoques no 'lifting' destes últimos meses para remodelar as fachadas.
No alto de escadas ou pendurados em cordas, os operários pegam cartazes que anunciam os principais pontos turísticos do país como slogan olímpico - "Um mundo, um sonho" - que está em todos os lugares da cidade.
As cercas das zonas de construção, até agora invadidas por anúncios publicitários de grandes marcas de roupa, estão agora reservadas para as mensagens de boas-vindas aos Jogos Olímpicos, em mais de uma dezena de idiomas.
Os hotéis do centro também se apressam a finalizar suas decorações: luzes decorativas nas fachadas, os aros olímpicos desenhados na grama de seus jardins ou figuras que simbolizam as diversas modalidades esportivas em estruturas metálica ou vegetal. E nas recepções, um festival de cartazes dos cinco coloridos mascotes.
- Pequim quer mostrar uma imagem de harmonia e beleza - resume Wang Sumei, subdiretora da Oficina de Parques e Jardins da capital. Todos esses enfeites simbolizam - a unidade, o entusiasmo, o apoio e os ânimos de Pequim aos atletas - explica Wang Lianying, autor dos enfeites florais.
Frente ao Templo dos Lamas, em pleno centro, surgiu nos últimos dias uma escultura vegetal em forma de um castelo multicolorido. A uns cinco metros, à frente de uma nova estação do metrô, a esplanada está coberta de flores com o desenho da logomarca dos JO, uma silhueta branca em fundo vermelho.
A imensa Praça de Tiananmen também foi embelezada com composições florais ao pé das quais emerge o logotipo olímpico, de mais de 20 metros, junto com os aros olímpicos e a menção "Beijing 2008". Um pouco mais longe, uma parede de vegetais de 25 metros proclama: "One World, one dream", em imensas letras amarelas.
Nos JO trabalharam 30.000 camponeses chineses, que produziram as quase 70 milhões de flores, 40 milhões delas para a capital. Há anos, os organizadores apostaram em variedades de flores resistentes ao calor e a umidade de Pequim.
Sítios apropriados, com estufas e cobertas, continuam produzindo flores e enfeites florais para substituir os que não suportam o forte calor da capital chinesa.