ASSINE
search button

Jandira Feghali promete mais duas maternidades do Rio

Compartilhar

JB Online

RIO - A candidata Jandira Feghali, que disputa a prefeitura do Rio de Janeiro pela coligação PCdoB--PSB-PHS-PTN, anunciou nesta quarta-feira que vai reabrir a antiga Maternidade Leila Diniz, em Jacarepaguá, que a prefeitura transferiu para a Barra da Tijuca, e vai construir a Maternidade Dolores Duran, em Santa Cruz, que até agora não saiu do projeto.

Após visitar o Hospital Lourenço Jorge e a nova Maternidade Leila Diniz, que antes era denominada Mariana Crioula, Jandira salientou ter encontrado o mesmo quadro que já constatara nos serviços de emergência de outros hospitais municipais uma mistura de pacientes com problemas de emergência com outros casos que são apenas de urgência, porque a triagem não está sendo feita adequadamente.

- Como já verifiquei no Souza Aguiar, no Miguel Couto e no Paulino Werneck, também falta pessoal no Hospital Lourenço Jorge. Só para se ter uma idéia, não há ortopedistas por 36 horas seguidas de sexta-feira de manhã até sábado à noite, justamente quando há mais acidentes de carro - criticou, denunciando que também há carência de

clínicos gerais e de outras especialidades.

A candidata aproveitou para anunciar que vai aprimorar o atendimento materno-infantil, para garantir exame pré-natal para 100% das gestantes do Rio, se for eleita.

- Vamos instituir um sistema informatizado de marcação de consultas e atendimento médico. Assim, quando a gestante fizer o pré-natal, já saberá em que hospital fará o parto. Na verdade, o pré-natal qualificado é uma das maiores reivindicações das mulheres, assim como a garantia do aleitamento materno. Por isso, a Prefeitura vai

gerenciar um banco de leite e uma rede de coleta a domicilio, para assegurar aleitamento a todas as crianças que não possam ser amamentadas pelas mães - afirmou, acentuando que não adianta apenas prometer leite em pó às crianças.