China lança no dia 1º trem que viaja a 350 km/h

Portal Terra

PEQUIM - O primeiro trem bala chinês já tem data para sua primeira viagem. Será no dia 1º de agosto - a 7 dias da abertura dos Jogos Olímpicos - e ligará Pequim a Tianjin. Com velocidade de 350km/h o veículo vai completar o trajeto de 120 km em menos de 30 minutos, segundo técnicos do Ministério das Ferrovias.

Os chineses anunciam o trem como um dos mais rápidos no mundo, comparado com os modelos que rodam no Japão e na Espanha (320 km/h) e na Alemanha (300/h). Como os transportes públicos no país são subsidiados a passagem de primeira classe vai custar apenas 70 yuan (14 reais).

O primeiro teste com passageiros foi realizado na última terça-feira, dia em que foi inaugurada também a Estação Sul de Pequim, com design e tamanho dignos dos mais modernos aeroportos do mundo. É a maior estação ferroviária da Ásia. Além de misturar aço e concreto em volumes típicos do construtivismo chinês, a tecnologia aposta em energia alternativa com 3246 painéis solares, instalados na cúpula da estação.

Conectada com duas linhas de metrô a nova estação tem 322 mil metros quadrados, maior que o estádio olímpico Ninho de Pássaro (258 mil metros quadrados), e 24 plataformas, dentre as quais a que servirá a linha de alta velocidade que ligará a capital chinesa a Shanghai, que será inaugurada ainda este ano.