ASSINE
search button

Inflação atinge maior nível em dez anos

Compartilhar
SÃO PAULO, 27 de maio de 2008 - A inflação do Vietnã avançou para 25,2% em maio, atingindo o maior patamar em dez anos, impulsionada principalmente pela alta nos preços dos alimentos e ao crescimento dos custos de construção.

Mesmo com as medidas de combate à inflação estabelecidas pelo governo, como o aumento de 3% da taxa básica de juros para evitar a tomada de empréstimos pela população, houve crescimento dos preços.

Os preços dos alimentos subiram 42,4% de um ano para cá, estimulados pelo crescimento de 67,8% dos preços dos grãos, incluindo o arroz. Os preços de materiais de construção subiram 22,9% durante o último ano.

As exportações do país aumentaram 27% em maio, em comparação com o mesmo período de 2007. Os investimentos internos neste ano, por sua vez, somam US$ 15,3 bilhões até o presente momento, mais que o dobro do valor registrado no mesmo período do ano passado.

O Vietnã, um dos três maiores exportadores mundiais de arroz, anunciou na última semana que a proibição de exportação da commodity, estabelecida pelo governo para assegurar o suprimento interno, pode ser revogada a partir de julho deste ano.

As autoridades do país asiático prevêem um lento avanço da economia para este ano. No início de maio, a meta de crescimento de 8,5% foi reduzida para 7%.