BRASÍLIA, 7 de maio de 2008 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou ao presidente Lula em reunião realizada hoje, no Palácio do Planalto, que o Brasil não deve passar por uma invasão de investimento especulativo pelo fato de o País ter recebido grau de investimento, na semana passada, pela S&P. A reunião contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que sobre este assunto, informou que o Brasil será objeto de novos investimentos externos de boa qualidade.
Mantega acredita que o Brasil não deva atrair uma forte invasão de capital de curto prazo até porque o País antes de receber a nota de classificação de risco ´já era considerado pelos investidores estrangeiros uma boa opção para fazer aplicações sólidas, mostrando-se um País muito atraente´.
Para o ministro, o recebimento do grau de investimento apenas confirma uma situação que o Brasil já esperava. Para ele, o que pode mudar no cenário doméstico é a entrada de fundo de pensão mais conservadores que geralmente fazem aplicação apenas em países que já tenham a classificação de grau de investimento.
(Viviane Monteiro - Gazeta Mercantil)