Brasil Telecom é da Oi

São Paulo, 27 de março de 2008 - Foi fechada hoje a compra da Brasil Telecom pela Oi. Os acionistas das duas operadoras telefônicas chegaram enfim a um acordo final que permitiu a negociação iniciada há tantos meses e por tantas vezes postergada.

O Brasil já tem uma operadora de telecomunicações com abrangência nacional, que vai poder enfrentar as gigantes latinas Telefónica e Telmex. A Brasil Telecom opera nas regiões Centro-Oeste e Sul e a Oi mantém atuação no Norte, Nordeste e Sudeste. Está prestes a entrar em São Paulo, até agora o único estado a estar de fora de sua geografia. Por cerca de R$ 5 bilhões, foi fechada a compra mais comentada dos últimos tempos no Brasil.

Participaram, além do Citigroup, Opportunity e fundos de pensão, pelo lado da BrT, os acionistas da Oi, Andrade Gutierrez, BNDES e La Fonte. A intervenção do governo federal, na pessoa do ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi essencial para o fechamento do negócio, afirmaram fontes da Gazeta Mercantil. A última pendência, agora vencida, era a resistência dos acionistas em flexibilizar as exigências do acordo entre as teles. A Oi será a operadora de telecomunicações de capital nacional, com convergência de tecnologias e licenças, oferecendo telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura.

(Thais Costa - Gazeta Mercantil)