FIA muda regras para voltas de classificação

Agência EFE

MADRI - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) solicitou mudanças em um terço da sessão de classificação, para evitar incidentes como o ocorrido no sábado, com carros rodando a muito baixa velocidade na pista e outros fazendo sua volta.

Na sessão de classificação deste sábado os pilotos da McLaren foram sancionados pelos comissários esportivos do Grande Prêmio da Malásia com a perda de cinco postos no grid de largada, por ter atrapalhado em sua volta rápida o espanhol Fernando Alonso (Renault) e o alemão Nick Heidfeld (Sauber).

O finlandês Heikki Kovalainen e o inglês Lewis Hamilton, que já tinham completado sua volta rápida se dirigiam a 'muito baixa velocidade e pela trajetória', indica a sentença dos comissários, para economizar assim gasolina para a corrida.

O motivo de impor um tempo mínimo por volta, não é só porque pode incomodar outros em sua volta, mas pelo perigo potencial que existe ao rodar os carros a velocidades tão diferentes, que poderiam encontrar-se em algumas zonas dos circuitos cegas ou de difícil visão.