IBM fecha aquisição da Cognos

SÃO PAULO, 7 de fevereiro de 2008 - A IBM acaba de concluir a completa aquisição da Cognos, maior empresa canadense de software e líder no segmento de Business Intelligence. Em novembro de 2007, a IBM já havia anunciado o acordo de aquisição, mas aguardava aprovações regulatórias.

As soluções da Cognos irão compor a área de Information Management da IBM. FileNet, Ascential e Infomix são as outras empresas que passaram a fazer parte do portfólio da área. Essa é a 25ª aquisição que visa reforçar a estratégia Information On Demand, que combina soluções de software, consultoria e serviços para Business Intelligence, Content Management, Information Integration, Database Management e Master Data Management.

Com essas novas empresas, a área de Information Management da IBM deixou de atuar somente como fornecedora de banco de dados e ferramentas relacionadas, ampliando sua oferta com soluções que usam a inteligência da informação para tornar as estratégias de negócios dos clientes cada vez mais eficientes. Com isto, a IBM liberta informações confinadas em sistemas legados e que precisam estar disponíveis no momento certo para decisões executivas.

A IBM vem investindo fortemente na aquisição de empresas de software. A Cognos já é a segunda empresa adquirida em 2008. A anterior foi a Aptsoft, também no segmento de Business Intelligence. Só em 2007, a IBM adquiriu seis empresas de software: Vallent, Consul, Watchfire, Datamirror, Princeton Softek e WebDialogs. E agora já soma 50 aquisições neste segmento desde 2000.

(Redação - Agência JB Online)