Portal Terra
FLORINÓPOLIS - Um sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki foi aplaudido de pé durante o desfile das escolas de samba de Florianópolis, na madrugada deste domingo. Kasuki Ogama, 79 amos, sobreviveu à bomba atômica jogada no dia 9 de agosto de 1945 em Nagasaki. Atualmente, ele é morador da cidade de Frei Rogério, localizada a cerca de 340 km da capital catarinense.
O sobrevivente foi um dos destaques da escola Copa Lord, que fez uma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Estado. Acompanhado de sua mulher, ele cantou e acenou para o público durante o desfile.
A escola trouxe samurais que simularam batalhas na comissão de frente, além de gueixas que faziam malabarismos com leques. Uma mistura de cores que mostrava a cultura japonesa e a herança deixada em algumas cidades do Estado também foi mostrada.
Além da Copa Lord, desfilaram Unidos da Coloninha, Protegidos da Princesa e Consulado do Samba. Um público estimado em 10 mil pessoas acompanhou o desfile que atravessou a madrugada. A apuração do desfile ocorrerá nesta segunda-feira.