ASSINE
search button

Vila Maria homenageia Japão com grandes carros

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - A escola Unidos de Vila Maria, terceira escola a desfilar no Anhembi, em São Paulo, apostou em carros de 201 m de extensão para tentar seu primeiro título do Grupo Especial. Alguns deles foram confeccionados com materiais como brócolis e milhares de copos e pratos plásticos.

O enredo homenageou o centenário da imigração japonesa, comemorado em junho deste ano, com uma beldade vinda do outro lado do mundo. Madrinha de bateria, a japonesa Yuka Chan, 36 anos, está no Brasil há 8 anos e mora na Bahia.

Com o enredo Irashai-Mase, Milênios de Cultura e Sabedoria no Centenário da Imigração Japonesa, a escola saúda os orientais (irashai-mase quer dizer boas vindas), fala dos avanços tecnológicos trazidos pelo povo do sol nascente e de saquê.

A Unidos de Vila Maria desfilou com 5 mil componentes, 27 alas e cinco carros alegóricos . A maioria dos seus componentes entrou a partir de 1h20 com o rosto pintado para ficar mais parecido com os japoneses. Os ritmistas formaram a bandeira do Japão com suas fantasias nas cores vermelha e branca.

A rainha de bateria da Unidos de Vila Maria, Valeska Reis, também vestiu um quimono típico japonês na primeira metade do desfile e foi escoltada por samurais. Ela despiu a roupa para virar rainha. Ela negou ter a característica paciente própria da cultura oriental. ¿Sou agitada¿, disse. O carro 'Mágicos da Agricultura', da Unidos de Vila Maria, levou à avenida a culinária japonesa.

Em 2007, a Unidos de Vila Maria conseguiu a segunda colocação do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Fundada em 1950 e oficializada quatro anos depois, foi formada por foliões de blocos do bairro Vila Maria, Brás e Pari.

A escola desfilou oficialmente pela primeira vez em 1960 e durante essa década foi considerada uma das escolas de maior destaque no Carnaval. A escola foi a segunda colocada no Carnaval de 2007.