Angélica Paulo, JB Online
RIO - O que a princípio poderia ser uma simples reunião de amigos músicos da Zona Sul do Rio virou uma comprovada receita de sucesso, tanto no Brasil quanto no exterior. Com mais de 80 shows realizados em 2007, tanto no Brasil quanto no exterior, o Monobloco provou que não é apenas mais um bloco carnavalesco entre tantos existentes na cidade e partiu para vôos mais altos, inclusive no exterior.
Criado em 2000 por integrantes do grupo Pedro Luiz e a Parede, o Monobloco surgiu como uma oficina de percussão onde a idéia era ensinar pessoas de diversas idades e com pouco ou nenhum conhecimento musical a trabalhar com os instrumentos típicos de uma escola de samba. O resultado são oito anos de sucesso, com desfiles que chegam a arrastar 100 mil pessoas, como no ano passado, em Copacabana. A fórmula para o êxito, segundo Sidon Silva, um dos idealizadores do Monobloco, é simples:
-Não existe uma fórmula para o sucesso do Monobloco. Musicalmente, não diferimos em nada de outros blocos. O que nos diferencia realmente é nossa organização contou.
Esta organização pode ser comprovada por todo a estrutura do grupo. Ao longo dos anos o Monobloco deixou de ser somente um bloco que desfila no carnaval carioca e passou a ter, como complemento das oficinas, um grupo fixo com cerca de 20 músicos que roda o país fazendo shows.
Em 2007, foram 85 apresentações no Brasil e em países como Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido, comprovando, segundo Sidon, o sucesso que a batucada brasileira faz ao redor do globo.
- Nosso batuque tem um papel diplomático, pois leva a imagem de um Brasil bonito e musical para outros países contou, revelando que, além dos shows, o grupo também realiza oficinas de percussão no exterior.
No Brasil as turmas, sempre heterogêneas, atraem gente de todas as idades e sexos e costumam lotar. Sidon conta que as aulas geralmente começam em abril, com um número elevado de alunos, mas que com o decorrer do tempo, muitos saem e, enxutas, estacionam em cerca de 130 componentes.
-A duração das oficinas depende da evolução de cada aluno. Alguns podem ter uma dificuldade maior em determinados instrumentos, mas todo mundo, sem exceção, pode tocar esclareceu o músico, contando que o repertório do Monobloco é composto por uma mistura de ritmos e canções que incluem clássicos como Coisinha do pai , Primavera e Imunização Racional .
Para o desfile de 2008, que acontecerá no dia 10 de fevereiro, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, Sidon diz que não haverão surpresas, já que o feijã-com-arroz do grupo já é suficiente para animar a multidão que sempre lota o percurso do grupo.
- A única receita que temos para o desfile é muito protetor solar e banana brincou.