Porta-bandeira, secretária, passista: Kátia Paz é 100% Portela

Marcello Victor, JB Online

RIO - Há dois anos ela leva com orgulho o segundo pavilhão da Portela na Marquês de Sapucaí. Ex-passista da agremiação, Kátia Paz é tão ligada a azul-e-branco de Madureira que também trabalha como secretária no barracão da escola, na Cidade do Samba, Zona Portuária da cidade. Ela é fruto da escola de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte de Manoel Dionísio.

- Apesar de ser passista, o desejo de ser porta-bandeira sempre existiu. Faltava coragem. Uma amiga me incentivou a procurar a escola do Manoel Dionísio. Ele é quem me deu o caminho técnico de como ser uma porta-bandeira - relembrou Kátia Paz, revelando que chegou a ensaiar com o mestre em outros dias, fora do expediente dele.

E ensaio é uma rotina árdua na vida da segunda porta-bandeira da Portela. Os ensaios já começam em abril e se intensificam em dezembro. Desde o último mês de 2007, os encontros com o Jéferson, seu segundo mestre-sala, são quase que diários.

A rotina, no entanto, começa às 6h30, quando já está malhando na academia que frequenta. Às 10h, já está no barracão dando expediente como recepcionista. À noite, ensaios no Sambódromo ou na quadra.

Com 1,55 metros e 48 quilos, Kátia Paz sonha em um dia levar o primeiro pavilhão da Portela, mas já se sente realizada. Apesar da apresentação não contar pontuação para o quesito mestre-sala e porta-bandeira, o segundo casal é considerado nos quesitos Adereço, Fantasia, Harmonia, Conjunto e Evolução.

- Erguer o pavilhão da minha escola é tudo. É como se levasse a mãe no colo - acredita a segunda-porta bandeira.

A Portela implementou há pouco menos de um ano o projeto "A gente quer arte", onde oferece oficinas gratuitas de capoeira, passista, ritmista, hiphop e balé clássico, além de mestre-sala e porta-bandeira, para crianças e adolescentes.

Os cursos são ministrados na quadra da agremiação, que fica na Rua Clara Nunes, 81, em Madureira. O telefone para informações é (21) 3477-9532. A direção do projeto é da primeira-dama Valdirene Carvalho.