Opções para fugir da folia e ir na contramão do Carnaval

Leandro Souto Maior, JB Online

RIO - Se você é daqueles 'ruins da cabeça e doentes do pé', nem todo agito é samba no Carnaval. E nem tudo é agito também. Para os que querem decretar o túmulo do samba nos dias de folia, opções não faltam, para lazer e descanso.

Para os roqueiros, mais chegados a uma guitarra pesada que um surdo de escola de samba, durante três dias de folia - sexta, sábado e domingo -, enquanto o samba invadir a Apoteose, um corajoso festival de rock vai acontecer no Cine Lapa. Mesmo sem patrocinador, o Grito Rock promete promover o Carnaval das guitarras.

Bandas como Sex Noise e Private Dancers são algumas das bandas que vão participar do evento, entre 27 atrações de diversas cidades brasileiras, como Juiz de Fora, Porto Alegre e Volta Redonda. Nos intervalos das apresentações serão exibidos clipes e documentários, como o "Faça Você Mesmo , que mostra a trajetória de bandas como Leela, For Fun, Dead Fish e Dibob, entre outras. Além disso, haverá venda de CDs e camisetas, DJs, e a exposição de quadrinhos Bandas Desenhadas, de Pedro de Luna, do Jornal do Brasil.

As primeiras apresentações sobem no palco as 19h. Ingressos custam R$ 15. Apenas no sábado, está marcado ainda um debate, com o tema "O futuro da cena independente no Rio", com entrada gratuita. O Cine Lapa fica na rua Mem de Sá 23, na Lapa.

A festa Gotham também promete outras batidas em pleno sábado de Carnaval. A proposta é ser diferente, fora do circuito 'pop', com trilha sonora que vai do rock alternativo ao gótico. O evento acontece no espaço Pista 3, em Botafogo.

Os DJs prometem ir de Joy Division a Nine Inch Nails, passando por Marilyn Manson e Sisters Of Mercy. A festa está marcada para começar ás 23h e o espaço Pista 3 fica na Rua São João Batista, 14, em Botafogo. Ingressos: R$ 20.

Para a moçada 'alternativa', que geralmente se sente órfã de opções durante as festividades pagãs na capital do samba, a quarta-feira de cinzas promete ficar ainda mais cinza com a curiosa festa Zombie Walk, também no Cine Lapa (rua Mem de Sá, 23), onde só entram pessoas fantasiadas de mortos-vivos.

O evento bem humorado tem como proposta que as pessoas também se comuniquem como zumbis, emitindo grunhidos e gritos. Animando os zumbis, bandas de rock, DJs, filmes de terror no telão, sorteio de brindes e prêmio para a melhor caracterização. O Carnaval 2008 promete ser encerrado com... muitos miolos!!! A festa não está marcada para começar à meia noite, como seria de se esperar... e sim às 20h.

Já os que acham que o Carnaval é bom justamente para fugir de qualquer tipo de agito, uma boa dica pode ser viajar para um destino de calmaria total. Segundo o viajeaqui.com.br, maior portal de turismo da internet brasileira, as cidades mais procuradas pelos que optam pelo sossego total são Amparo (SP), Atibaia (SP), Bonito (MS), Cunha (SP), Monte Verde (MG), Rio Quente (GO), São Francisco de Paula (RS) e Visconde de Mauá (RJ).

- A contramão do Carnaval é sempre o interior do país, mas também não pode ser nenhuma cidade onde tenha tradição de blocos de Carnaval. Tem que ser onde o Carnaval é zerado. Como tem muitos destinos no Brasil, a gente sempre indica lugares que peguem o público que gosta mais da natureza - conta Bettina Monteiro, editora do site.

Nesta época as companhias aéreas lançam tarifas promocionais para quem quer sair dos destinos onde o Carnaval é forte. E para quem acha que a procura pela folia é uma unanimidade, fique sabendo que muitos outros agitos e também opções de descanso existem, e vocês ficarão sabendo de diversas outras dicas aqui, no JB Online. Fique ligado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais