Hemorio faz campanha para aumentar doação de sangue

JB Online

RIO - Adriana Bombom e Selminha Sorriso e outros integrantes da Beija-Flor de Nilópolis participam nesta terça-feira da quinta edição da campanha para aumentar a doação de sangue promovida pela Hemorio. O objetivo da campanha Vista a camisa da solidariedade é conseguir um estoque extra de mil bolsas de sangue para atender à demanda nos dias de carnaval.

De acordo com Clarisse Lobo, diretora geral do Hemoriio, a época do Carnaval é uma das mais críticas do ano, devido aos acidentes que geralmente ocorrem sobrecarregando as emergências e pela queda de mais de 50% no número de doadores voluntários.

O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde SUS, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs.

Além do Hemorio, no Rio ainda há mais 26 postos públicos de coleta de sangue. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo DisqueSangue 0800 282-0708, que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O instituto fica na Rua Frei Caneca, 8, ao ladodo Campo de Santana, no Centro e funciona todos os dias das 7s às 18 h,inclusive sábados, domingos e feriados. Durante o carnaval, o funcionamento não será interrompido.

Para ser um doador de sangue o voluntário deve trazerum documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doaçãoe e a de bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas.

A campanha começou na semana passada quando Luiza Brunet doou sangue ao lado de integrantes da Mocidade Independente de Padre Miguel.