Bloco da Limpeza 2008 promove retirada de microlixo das praias

Angélica Paulo, JB Online

RIO - Para conscientizar a população sobre os perigos do chamado microlixo, que inclui guimbas de cigarro, tampinhas de garrafa, cotonetes, canudinhos, canudinhos, palitos, preservativos e muitos outros detritos deixados nas areias das praias, um mutirão coletivo estará nas praias cariocas no próximo sábado, dia 26 de janeiro.

O Bloco Limpeza 2008 é formado por voluntários que estarão conscientizando banhistas e moradores. Munidos de sacolas biodegradáveis e luvas plásticas, distribuirão folders explicativos que informarão como esse microlixo pode prejudicar e matar por asfixia ou inanição os animais marinhos e contaminar a areia, prejudicando a qualidade da vida humana.

De acordo com Hildon Carrapito, coordenador do projeto, apesar de não parecer perigoso, o microlixo causa diversos danos ao meio ambiente.

- Infelizmente a demanda do microlixo é grande demais para a própria Comlurb, responsável pela coleta de lixo na cidade. Nosso objetivo é conscientizar a população a não jogar guimbas, cotonetes ou palitos nas areias, evitando assim o entupimento do emissário submarino e o surgimento de ratos ou outros animais explicou.

Como um Alerta Pré-Carnavalesco, o enredo será o campeão dos campeões: "Mantenha a sua praia limpa!". Empresas, ONGs, funcionários, alunos, professores, biólogos, banhistas, quiosqueiros, ambulantes, barraqueiros, atletas e muitas crianças estarão juntos neste grande arrastão da limpeza, em prol da educação e conscientização ambiental.

Cada grupo contará com um responsável, que distribuirá sacolas e comandará o percurso. Para instruir estes voluntários, um curso sobre normas internacionais de limpeza em praias será oferecido pelo Instituto Aqualung, que realiza o Bloco Limpeza há quatro anos.

- O curso será ministrado na sexta-feira, às 15h. Para se inscrever, basta entrar em contato com o Instituto através de telefone ou e-mail. Como as vagas são limitadas (somente 20), é bom os interessados se apressarem! afirmou.

Segundo Hildon, essa é uma iniciativa do tipo "mãos à obra", que cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Qualquer pessoa interessada pode ajudar, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento.

Todo lixo recolhido será destinado às cooperativas de cada área. Do total, entre 25 e 30% é recuperado ou reciclado.

Pontos de Encontro / Coordenadores de Área:

(Sempre com início às 10 horas e término às 13 horas, em todos os pontos).

Rio de Janeiro - RJ

 Praia de Botafogo:

No Posto Manequinho.

 Praia de Copacabana:

No Posto 6, andando até a Rua Santa Clara

Na Pedra do Leme, andando até a Rua Santa Clara

 Praia de Ipanema:

No Arpoador, andando até rua Garcia D´Ávila.

 Praia da Barra da Tijuca:

No Quebra-Mar, andando até a Barraca do Pepê.

Em frente ao Condomínio Beton, com o CT Surf.

 Praia de Sepetiba:

No Coreto.

 Praia de Itacoatiara:

No Costão.

 Praia de Saquarema:

Na Praia de Itaúna

Mais informações:

Anna Turano e Hildon Carrapito

Coordenadores do Projeto Limpeza Na Praia

Instituto Ecológico Aqualung

Telfax.: (21) 2225-7387

Cel.: (21) 9288-3860 / 9174-9460 / 9522-1051

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais