China desenvolverá nova geração de telefonia móvil

A China desenvolverá sua própria telefonia celular de banda larga "de nova geração" em 2008, informa hoje a imprensa estatal. O Conselho de Estado aprovou na última quarta-feira o plano de pesquisa da tecnologia de terceira geração, usando os padrões de redes nacionais TD-SCDMA. A estréia poderá acontecer durante os Jogos Olímpicos de 2008.

O programa de desenvolvimento "estará de acordo com as tendências da tecnologia da informação e ajudará a melhorar a inovação e competitividade mundial das empresas chinesas", disse o ministro da Indústria da Informação, Wang Xundong.

Segundo Wang, este será um dos principais temas da pesquisa tecnológica chinesa em 2008, junto com o desenvolvimento de microprocessadores e circuitos integrados, entre outros.

A tecnologia TD-SCDMA é desenvolvida integralmente pela China, em oposição aos padrões norte-americano (CDMA 2000) e europeu (WCDMA). É uma mostra da independência tecnológica que o país procura obter.

Ainda não há data para a concessão de licenças para celulares 3G, que seriam disputadas entre as quatro grandes operadoras de telefonia fixa e móvel do país: China Telecom, China Netcom, China Mobile e China Unicom.

As informações são da agência Xinhua.