Portal Terra
RIO - Um dos destaques do Brasileiro deste ano, Leandro Amaral decidiu o futuro de Vasco e Paraná na próxima temporada. Com dois gols dele e outro de Morais, o time carioca venceu o duelo deste domingo por 3 a 0, em São Januário, se garantiu na Sul-Americana de 2008 e ainda rebaixou o adversário à segunda divisão.
O Paraná dependia de uma vitória neste domingo, aliada a tropeços de Corinthians e Goiás, para se manter na Série A, mas não obteve êxito. Já o Vasco, com duas vitórias seguidas na reta final, passou a ter 54 pontos.
Agora, resta ao Paraná disputar a Série B do ano que vem, depois do Estadual e da Copa do Brasil, para tentar retornar à primeira divisão. Já o Vasco vai disputar o Brasileiro e a Sul-Americana no segundo semestre.
A missão do Paraná no confronto se complicou logo no início. Aos 7min, Éverton cometeu falta dura em Wagner Diniz e foi expulso de campo, deixando o time visitante com um jogador a menos no campo de São Januário.
Mesmo com um jogador a menos, o Paraná criou boas chances de gol na etapa inicial, enquanto o Vasco apostou nos contra-ataques e lances com Leandro Amaral, que perdeu uma boa chance de abrir o placar aos 25min.
Artilheiro do Campeonato Brasileiro com 20 gols, Josiel também teve a oportunidade para marcar, aos 38min, mas foi travado no momento do chute e o primeiro tempo terminou da mesma forma como começou: 0 a 0.
Para piorar a vida do Paraná, tanto Corinthians quanto Goiás terminaram o primeiro tempo dos seus respectivos jogos empatando e rebaixando o time de Curitiba. Já o Vasco, com o empate, não avançava à Sul-Americana.
O segundo tempo veio e a partida foi decidida logo aos 11min, quando Alan Kardec dominou na área, não conseguiu a conclusão, mas a bola sobrou para Morais, que abriu o placar para o Vasco e complicou a vida do Paraná.
Entregue no jogo após levar o gol e com um a menos em campo, o Paraná deu adeus às chances de seguir na Série A aos 20min, quando Leandro Amaral marcou o segundo gol do Vasco e definiu a vitória do seu time.
Ainda deu tempo para Leandro Amaral marcar mais um gol na partida. Aos 25min, de fora da área, pelo lado direito do campo, o atacante acertou um belo chute de primeira e Gabriel falhou no lance: Vasco 3 a 0.