GlaxoSmithKline lança remédio para colesterol

A farmacêutica GlaxoSmithKline adquiriu os direitos exclusivos para comercializar o remédio para colesterol Mevacor (lovastatina), da Merck & Co. Inc, sem prescrição médica, nos Estados Unidos.

Como parte do acordo, a Merck vai receber pagamentos quando forem atingidos lucros após as vendas do medicamento no país, que ainda depende da aprovação da entidade reguladora, agendada para o dia 13 de dezembro.

A agência já recusou dois pedidos para aprovar a venda livre do produto, e um porta-voz da companhia afirmou que a Merck espera apresentar novos dados na reunião para responder às preocupações iniciais de que os consumidores não iriam tomar o remédio corretamente.

Permitir que o Mevacor seja vendido sem prescrição médica será uma grande mudança, uma vez que os medicamentos não sujeitos a receita médica normalmente tratam condições temporárias, como dores de cabeça, enquanto que o colesterol elevado só pode ser detectado através de um teste sanguíneo.

A Grã-Bretanha tornou-se o primeiro país no mundo a aprovar um remédio de venda livre para reduzir o colesterol em 2004.