Fornecimento de petróleo será normalizado na China

O fornecimento de petróleo no mercado interno da China se normalizará em breve, já que os principais produtores de combustíveis do país e o governo tomaram medidas concretas para atenuar a deficiência de abastecimento.

As maiores produtoras de petróleo do país - PetroChina e Sinopec - estão operando em capacidade total para elevar o fornecimento e tentam estocar o máximo possível, de acordo com a Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (NDRC sigla em inglês).

As duas gigantes petrolíferas também se comprometeram a garantir o fornecimento suficiente de petróleo para as estações em Pequim, Xangai, Tianjin, Guangdong e outras cidades menores. Recentemente, a PetroChina forneceu 20 mil toneladas adicionais de diesel para a província de Yunnan e 7 mil toneladas para a região autônoma de Guangxi Zhuang.

Desde outubro de 2007, muitas estações de abastecimento por toda China enfrentam falta de petróleo causada pela relutância das refinarias em aumentar a produção. As refinarias assumiram essa posição devido aos baixos preços no mercado interno.