Cautela por ata do Fed minimiza ganhos na Ásia

As bolsas da Ásia fecharam em alta nesta terça-feira, apesar da volatilidade gerada pelo sentimento de cautela entre os investidores da região, que aguardam pela divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), prevista para ser publicada hoje.

A expectativa é de que o documento sinalize uma nova atuação da autoridade monetária até o fim de 2007, já que os analistas asiáticos não estão convencidos de que a economia norte-americana está crescendo o suficiente para evitar um possível corte na taxa básica de juros.

Destaque nos mercados da Ásia para os papéis do setor financeiro, que lideraram os ganhos na maioria dos pregões. Na Austrália, o índice All Ordinaries fechou com avanço de 0,31%, impulsionado pelos papéis de bancos, assim como o National Australia Bank. Por outro lado, o indicador Kospi de Seul encerrou o dia com leve alta de 0,06%, prejudicado pelo mau desempenho das companhias de tecnologia - que estenderam as perdas devido à preocupação dos investidores com a rentabilidade do setor.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 finalizou a sessão com alta 0,55%, beneficiado pelos títulos do setor exportador. A desvalorização da moeda japonesa frente ao dólar também elevou o volume de negócios no pregão nipônico, que não operou ontem por conta do feriado local. Nos demais mercados asiáticos, Hong Kong fechou com ganho de 1,65% e Xangai encerrou o pregão com avanço de 0,41%.