Ásia opera em alta à espera de atuação do Fed

As principais bolsas da Ásia iniciaram o pregão em alta, com a bolsa de Tóquio não operando por conta do feriado local. Os investidores da região seguem otimistas após a divulgação do relatório de emprego nos Estados Unidos, que reforçou as expectativas para que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) reduza a taxa básica de juros em sua próxima reunião.

Na sexta-feira, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos informou que a taxa de desemprego no país avançou para 4,7% em setembro, frente a alta de 4,6% registrada em agosto. O aumento do desemprego, somado as notícias negativas - como a queda dos pedidos hipotecários e o recuo nas encomendas à indústria -, elevaram a perspectiva dos investidores asiáticos para que o Fed corte o juro norte-americano até o fim de 2007.

Apesar do feriado nos Estados Unidos e no Japão, os mercados asiáticos registravam forte alta nos primeiros minutos dos pregões. A bolsa de Seul iniciou o dia com avanço de 1,21%, impulsionada pela expectativa de que a LG.Philips LCD apresente resultados positivos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng abriu com alta de 1,44%, aos 28.233,30 pontos. Já em Xangai e Mumbai (Índia) apresentaram ganho de 2,35% e 0,72% na abertura da sessão, respectivamente.