As bolsas da Ásia operam em alta nesta quarta-feira, beneficiadas pela expectativa dos investidores de que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) poderá reduzir novamente a taxa básica de juros nos Estados Unidos. As ações do setor financeiro recuperaram as perdas das últimas sessões, enquanto as companhias de tecnologia caíam em razão da divulgação de dados sobre o consumo nos EUA.
Ontem, o Fed se mostrou disposto a manter a flexibilização da política monetária para evitar uma contração da economia dos Estados Unidos, podendo novamente reduzir a taxa básica de juros, atualmente fixada em 4,75% ao ano, já no próximo mês.
A notícia trouxe alívio aos mercados asiáticos, com os investidores comprando ações do setor financeiro e de imobiliárias, apesar da divulgação de dados negativos sobre a economia norte-americana, que prejudicaram os papéis de empresas de tecnologia.
Em Tóquio, o índice Nikkei 225 operava há instantes em alta de 0,10%, aos 16.418,62 pontos. Já as bolsas de Seul e Hong Kong não operaram hoje devido ao feriado local. Por outro lado, Xangai recuava 0,52%, aos 5.397,55 pontos.