TEPCO toma medida de emergência para fornecimento

A maior empresa de energia do Japão, Tokyo Electric Power Co. (TEPCO) tomou uma medida de emergência para conter um iminente corte de fornecimento devido ao aquecimento recorde e ao furacão que atingiu uma planta nuclear. É a primeira vez que uma medida é tomada em 17 anos, segundo informou o porta-voz da empresa, Masayuki Yamato.

Para viabilizar a continuidade de fornecimento, a TEPCO vai reativar uma planta hidroelétrica no norte de Tóquio e pediu aos consumidores que contenham o uso de energia elétrica, de acordo com clausulas previstas em contrato.

"Nós decidimos tomar a medida conforme percebemos que a demanda está prevista para crescer em níveis recordes este ano", disse Yamato.

Na semana passada, a temperatura chegou ao mais alto nível de 40,9 ºC em algumas partes do Japão. O uso de sistemas de arrefecimento, como aparelhos de ar condicionado, em fábricas, escritórios e casas foi muito maior que o esperado. Pelo menos 60 pessoas, a maioria idosa, já morreram no país devido à onda de calor que tem marcado o verão japonês.

No mês passado, um terremoto fechou uma planta da TEPCO repsonsável por 10% da capacidade de produção da companhia. As autoridades japonesas.