Companhias exportadoras lideram a alta em Tóquio

As companhias exportadoras lideraram a alta nesta segunda-feira em Tóquio, beneficiadas pela desvalorização da moeda japonesa frente ao dólar e ao euro. Destaque para as ações da Canon e Olympus, que recuperaram as perdas da semana passada e dispararam 7,59% e 7,28%, respectivamente.

O aumento nos preços das commodities proporcionou a recuperação das empresas siderúrgicas e petrolíferas. Os títulos da Japan Steel Work cresceram 6,30% e os da Sumitomo Metal Mining apresentaram ganho de 6,19%. Já entre as petrolíferas, as ações da Inpex Holdings registraram alta de 5,65% e os da Nippon Oil avançaram 6,88%.

A injeção de liquidez no mercado, realizada hoje pelo Banco do Japão (BoJ, central), diminuiu os temores sobre a crise hipotecária nos EUA. As preocupações dos investidores foram minimizadas também pela decisão do Federal Reserve (Fed, banco centro norte-americano) de reduzir a taxa de redesconto interbancário, proporcionando um avanço nas ações do setor financeiro e imobiliário em Tóquio, fortemente prejudicadas na semana passada.