Chávez anuncia novo fuso horário a partir de 2008

A partir de 1º de janeiro de 2008, a Venezuela terá um novo fuso horário para melhorar o rendimento dos venezuelanos em suas atividades diárias, anunciou o presidente Hugo Chávez neste domingo.

Chávez explicou em seu programa "Aló, Presidente", em uma transmissão que durou mais de 7 horas e na presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Héctor Navarro, que serão acrescidos 30 minutos à hora atual.

"Trata-se de um efeito metabólico, onde o cérebro humano está condicionado pela luz do sol", motivo pelo qual o estabelecimento do novo fuso horário levará a um melhor desempenho de todos os venezuelanos em suas atividades de trabalho ou estudo, destacou Navarro.

A nova zona horária da Venezuela será determinada pelo meridiano 66 (meridiano de Río Chico), que atravessa o território nacional.

Para realizar esta modificação, é necessária uma mudança na Lei de Meteorologia, na qual aparece que a hora da Venezuela é de -4h em relação ao horário GMT, para então alterá-la para -3h30 em relação a GMT.

As informações são da AFP.