Como o Rio, México deve sediar Pan e Parapan em 2011

Agência Brasil

RIO - Os próximos Jogos Parapan-Americanos poderão ser realizados na mesma cidade e na mesma época que os Jogos Pan-Americanos, da mesma forma como aconteceu no Rio.

O presidente do Comitê Paraolímpico das Américas (CPA), Adrew Parsons, anunciou neste domingo que foi assinado um protocolo de intenções nesse sentido entre o Comitê Paraolímpico Internacional e o governo do México. O próximo Pan está marcado para 2011, em Guadalajara.

Parsons explicou que não há uma obrigatoriedade da cidade que sedia o Pan de organizar também o Parapan, mas acredita que isso possa acontecer devido ao sucesso do evento no Brasil.

- Se não tivéssemos realizado uma competição de tão alto nível, acho que Guadalajara não teria assinado esse protocolo - disse.

A festa de encerramento do Parapan está sendo realizada agora a noite na Vila Panamericana.

O ex-atleta Luiz Claudio Pereira, recordista da Para-Olimpíada de Seul no atletismo, reclamou da falta de público na festa de encerramento. Ele foi o atleta que a pira do Parapan na abertura do evento, e estava do lado de fora da Vila Panamericana.

- Fizeram uma festa só para as autoridades, o povo não pode participar - reclamou.

A assessoria do comitê organizador explicou que a idéia era fazer uma confraternização entre os atletas e que o local não teria condições de receber o público . Pereira também reclamou que algumas instalações dos jogos não estavam adequadas para pessoas com deficiência.