Em declaração ao programa Roda Viva da TV Cultura, Roubini destacou que os Estados Unidos terão uma desaceleração mais forte na segunda metade do ano devido ao chamado "hard landing" (pouso forçado) da economia.
"O crescimento deve ficar na casa de 2% no ano, muito abaixo do potencial. Em resumo, o consumo será mais fraco, o setor imobiliário estará ainda mais fraco e o investimento das empresas também se enfraquecerá. Podemos ter uma contração de 1% no crescimento geral americano", comentou o economista.
"Vejo a possibilidade de uma recessão aparente, embora tecnicamente recessão seja caracterizada por trimestres consecutivos de crescimento negativo, como ocorreu nos EUA em 2001. É um novo tipo de recessão, não uma recessão formal. O fato é que pode não se tratar mais de uma desaceleração econômica suave, mas de um pouso brusco (hard landing)", acrescentou.