O fórum sobre a cooperação China-Rússia em comércio automobilístico, que teve início ontem (1), divulgou que no primeiro semestre deste ano, o valor de veículos exportados pela China cresceu 110,7% em comparação ao mesmo período de 2006. O percentual foi muito maior que o aumento de exportação de produtos mecânicos e elétricos. A previsão para este ano é de mais crescimento.
O subsecretário geral Câmera de Comércio de Importação e Exportação de Produtos Mecânicos e Elétricos da China, Fu Peizhao, disso no fórum que nos seis primeiros meses deste ano, os carros chineses exportados somou 241 mil de unidades, um aumento de 71,2% comparado ao mesmo período do ano passado. O valor das exportações chegou a US$ 2,7 bilhões, 110,7% a mais.
A China exporta principalmente veículos comerciais, que representam 65% da exportação total de carros. A partir de 2006, as exportações de automóveis começaram a crescer de forma considerável. O preço médio das unidades exportadas no primeiro semestre cresceu para US$ 11,200 cada, 23% mais caros que no ano anterior.