Frederico Zartore, Agência JB
RIO - O esgrimista brasileiro Ivan Schwantes aumenta a lista dos atletas contundidos antes do início dos Jogos Pan-Americanos do Rio. O atleta de 27 anos sofreu uma perfuração pulmonar, nesta segunda-feira, enquanto treinava com seu irmão, Ahtos. Levado ao Hospital Barra Dor, Ivan aguarda uma definição médica, nesta quarta-feira, para saber se terá condições de competir no Pan.
A perfuração ocorreu devido a quebra da espada no momento em que Athos aplicou um golpe no irmão. O toque aconteceu na axila direita. Apesar do susto, os familires acreditam em uma recuperção tranquila e na permanência do atleta na equipe para disputar os Jogos. Estima-se que o tempo de reabilitação seja de uma semana.
- Estamos bastante tranquilos quanto à recuperação. Foi realmente um grande susto, mas ele está doido para voltar aos treinos - garante Athos.
O acidente poderia ter sido evitado caso Ivan estivesse usando o equipamenoto completo para o treinamento. O colete de contenção interior, fundamental para a proteção do esgrimista, era a peça que faltava.
O tempo para a recuperação é escasso já que as provas de esgrima estão maracadas para o dia 14. As provas em que Ivan vai diputar estão marcadas para os dias 16 na espada individual e no dia 20, espada por equipes.