Agência EFE
RIO - Os presidentes de Venezuela, Panamá e Honduras, respectivamente Hugo Chávez, Martín Torrijos e Manuel Zelaya, encabeçam a lista de líderes políticos que confirmaram sua presença, na próxima sexta, na abertura dos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, informaram hoje os organizadores.
Na tribuna de honra do estádio Maracanã também estarão presentes a primeira-ministra das Antilhas Holandesas, Emily de Jong Elhage, o primeiro-ministro de Antígua e Barbuda, Baldwin Spencer, e o presidente de Aruba, Nelson Oduber.
Já o Canadá será representado por sua governadora geral, Michaelle Jean.
O presidente do Panamá, Martín Torrijos, provavelmente chegará amanhã ao Rio de Janeiro e seu primeiro compromisso deve acontecer em um hotel com o presidente da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), o mexicano Mario Vázquez Raña.
Torrijos e Raña devem conversar sobre a crise que levou o Comitê Olímpico Internacional (COI) a proibir os atletas panamenhos que estão no Pan-Americano de usarem a bandeira do país.
Já o presidente venezuelano, Hugo Chávez, terá a seu lado também o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralf E. Gonçalves, na cerimônia de abertura do evento, que acontecerá no Maracanã.